Roraima confirma 100% de Conferências Municipais na sexta-feira
Hoje (26/10) os membros do Fórum Permanente de Cultura estão na Conferência de Cultura de Normandia e amanhã (27/10) em Bonfim , na quinta-feira (29/10) outra comitiva embarca para o município de Cantá e sexta (30/10) para Mucajaí, encerrando o ciclo de conferências de cultura em Roraima.
Em Normandia os mediadores do Fórum de Cultura têm a delicada missão de facilitar a sistematização de propostas para fundamentar as políticas culturais num município marcado pelo movimento de resistência dos índios em relação à ocupação de terras e sobreposição de valores culturais de não-indígenas na região.
Nesta terça-feira (27) os articuladores do Fórum seguem para a Conferência de Bonfim, zona de fronteira que desponta como um município promissor, considerando as relações sócio-econômicas com a Guiana, potencializadas com a inauguração da Ponte sobre o rio Itacutu.
As conferências dos municípios de Cantá e Mucajaí já estão articuladas e os gestores confirmaram ampla participação social, tendo em vista os prazos que tiveram para organização do evento e mobilização de representantes comunitários.
Na próxima semana o Comitê Executivo da Conferência Estadual irá oficializar os mediadores das Conferências Municipais como delegados natos da II Conferência Estadual de Cultura de Roraima, confirmada para os dias 1º e 2 de dezembro, no Palácio da Cultura “Nenê Macaggi”.
Retrospectiva– Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Boa Vista. Com 370 participantes credenciados, o evento refletiu a diversidade cultural existente na capital de Roraima. Representantes das diversas artes, dos movimentos culturais e sociais, além de estudantes, professores e gestores elaboraram propostas para nortear a política cultural do município.
A Plenária final aprovou moções de aplausos ao Ministério da Cultura pelo incentivo a realização das Conferências de Cultura, aos artistas e demais fazedores de cultura pela ampla participação e a Fundação de Esporte, Turismo e Cultura do município pela organização do evento.
O grupo folclórico Eita Junino, também foi homenageado em moção de aplausos pela recente conquista de campeã de Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. Outra moção aprovada foi a de apoio ao resgate da cultura popular, com destaque para o trabalho realizado com plantas medicinais e aos naturalistas.
Foram aprovadas ainda moções de repúdio em relação à ausência dos vereadores de Boa Vista e dos representantes do Conselho Estadual de Cultura, com exceção da Conselheira Elena Fioretti, que participou ativamente do processo de construção da Conferência Municipal de Cultura.
A I Conferencia de Cultura de Boa Vista aprovou 60 propostas para nortear as ações municipais, 18 propostas para serem debatidas na Conferência Estadual e 6 propostas para a Conferência Nacional de Cultura. A Conferência terminou 1h da manhã do dia 22/10, após a eleição de 18 delegados e legitimação de outros 9 delegados natos para a Conferência Estadual de Cultura.
Na quinta-feira (22), os mediadores do Fórum Permanente de Cultura se dividiram em duas comitivas para as Conferências de Cultura de Caracaraí e Iracema, realizadas no mesmo dia, nas sedes dos municípios.
A Conferência de Caracaraí reuniu mais de 170 pessoas para sistematizar propostas e legitimar 13 delegados para a Plenária Estadual. A Conferência de Iracema reuniu 60 pessoas para debater a cultura como política pública e eleger 5 delegados para a Conferência Estadual.
Na sexta-feira (23) a equipe de voluntários esteve na Conferência de Cultura de Amajarí, reunindo cidadãos para eleger prioridades num dos municípios de maior extensão e que reúne diversas etnias indígenas, vila de garimpeiros e de produtores rurais.
A semana terminou com a Conferência de Uiramutã, realizada nos dias 24 e 25 de outubro na sede do município. Na plenária 90% dos 60 participantes eram indígenas das etnias Macuxi e Ingarikó. Além de propostas direcionadas para a promoção da cultura indígena, os conferencistas aprovaram propostas de valorização e preservação dos patrimônios naturais da região, como Monte Roraima e Monte Caburaí.
Nas semanas anteriores aconteceram as Conferências de Cultura nos municípios de Alto Alegre (06/10), Pacaraima (10/10), Rorainópolis (14/10), Caroebe (15/10), São João da Baliza (16/10) e São Luiz do Anauá (17/10).
A participação dos representantes do Fórum de Cultura de Roraima e demais voluntários nas Conferências Municipais de Cultura contou com apoio técnico e logístico do Sebrae-RR, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria Federal da Pesca em Roraima, Sesc-RR e das Prefeituras Municipais.