terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conferências de Cultura


Roraima confirma 100% de Conferências Municipais na sexta-feira

Hoje (26/10) os membros do Fórum Permanente de Cultura estão na Conferência de Cultura de Normandia e amanhã (27/10) em Bonfim , na quinta-feira (29/10) outra comitiva embarca para o município de Cantá e sexta (30/10) para Mucajaí, encerrando o ciclo de conferências de cultura em Roraima.

Em Normandia os mediadores do Fórum de Cultura têm a delicada missão de facilitar a sistematização de propostas para fundamentar as políticas culturais num município marcado pelo movimento de resistência dos índios em relação à ocupação de terras e sobreposição de valores culturais de não-indígenas na região.

Nesta terça-feira (27) os articuladores do Fórum seguem para a Conferência de Bonfim, zona de fronteira que desponta como um município promissor, considerando as relações sócio-econômicas com a Guiana, potencializadas com a inauguração da Ponte sobre o rio Itacutu.

As conferências dos municípios de Cantá e Mucajaí já estão articuladas e os gestores confirmaram ampla participação social, tendo em vista os prazos que tiveram para organização do evento e mobilização de representantes comunitários.

Na próxima semana o Comitê Executivo da Conferência Estadual irá oficializar os mediadores das Conferências Municipais como delegados natos da II Conferência Estadual de Cultura de Roraima, confirmada para os dias 1º e 2 de dezembro, no Palácio da Cultura “Nenê Macaggi”.

Retrospectiva– Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Boa Vista. Com 370 participantes credenciados, o evento refletiu a diversidade cultural existente na capital de Roraima. Representantes das diversas artes, dos movimentos culturais e sociais, além de estudantes, professores e gestores elaboraram propostas para nortear a política cultural do município.

A Plenária final aprovou moções de aplausos ao Ministério da Cultura pelo incentivo a realização das Conferências de Cultura, aos artistas e demais fazedores de cultura pela ampla participação e a Fundação de Esporte, Turismo e Cultura do município pela organização do evento.

O grupo folclórico Eita Junino, também foi homenageado em moção de aplausos pela recente conquista de campeã de Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. Outra moção aprovada foi a de apoio ao resgate da cultura popular, com destaque para o trabalho realizado com plantas medicinais e aos naturalistas.

Foram aprovadas ainda moções de repúdio em relação à ausência dos vereadores de Boa Vista e dos representantes do Conselho Estadual de Cultura, com exceção da Conselheira Elena Fioretti, que participou ativamente do processo de construção da Conferência Municipal de Cultura.

A I Conferencia de Cultura de Boa Vista aprovou 60 propostas para nortear as ações municipais, 18 propostas para serem debatidas na Conferência Estadual e 6 propostas para a Conferência Nacional de Cultura. A Conferência terminou 1h da manhã do dia 22/10, após a eleição de 18 delegados e legitimação de outros 9 delegados natos para a Conferência Estadual de Cultura.

Na quinta-feira (22), os mediadores do Fórum Permanente de Cultura se dividiram em duas comitivas para as Conferências de Cultura de Caracaraí e Iracema, realizadas no mesmo dia, nas sedes dos municípios.

A Conferência de Caracaraí reuniu mais de 170 pessoas para sistematizar propostas e legitimar 13 delegados para a Plenária Estadual. A Conferência de Iracema reuniu 60 pessoas para debater a cultura como política pública e eleger 5 delegados para a Conferência Estadual.

Na sexta-feira (23) a equipe de voluntários esteve na Conferência de Cultura de Amajarí, reunindo cidadãos para eleger prioridades num dos municípios de maior extensão e que reúne diversas etnias indígenas, vila de garimpeiros e de produtores rurais.

A semana terminou com a Conferência de Uiramutã, realizada nos dias 24 e 25 de outubro na sede do município. Na plenária 90% dos 60 participantes eram indígenas das etnias Macuxi e Ingarikó. Além de propostas direcionadas para a promoção da cultura indígena, os conferencistas aprovaram propostas de valorização e preservação dos patrimônios naturais da região, como Monte Roraima e Monte Caburaí.

Nas semanas anteriores aconteceram as Conferências de Cultura nos municípios de Alto Alegre (06/10), Pacaraima (10/10), Rorainópolis (14/10), Caroebe (15/10), São João da Baliza (16/10) e São Luiz do Anauá (17/10).

A participação dos representantes do Fórum de Cultura de Roraima e demais voluntários nas Conferências Municipais de Cultura contou com apoio técnico e logístico do Sebrae-RR, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria Federal da Pesca em Roraima, Sesc-RR e das Prefeituras Municipais.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Municípios de Roraima confirmam Conferências Municipais de Cultura

Por Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)

Dos 15 municípios de Roraima, 14 já marcaram as datas de realização de suas conferências municipais de Cultura. Vários integrantes do Fórum Permanente de Cultura fazem parte das comissões que ajudam a organizar os eventos e outros já se preparam para atuar como moderadores das discussões. Em Boa Vista, a comissão organizadora criou um blog para divulgar as ações relacionadas ao evento: www.conferenciabv.wordpress.com.

Veja as datas das conferências

Município data situação

Uiramutã 31 de Outubro confirmado

Alto Alegre 09 de Outubro confirmado

Amajari 06 de outubro confirmado

Iracema 22 de outubro confirmado

Cantá 29 de outubro confirmado

São Luiz do Anauá 17 de outubro confirmado

São João da Baliza 16 de outubro confirmado

Caroebe 15 de outubro confirmado

Bonfim 27 de outubro confirmado

Normandia 26 de outubro confirmado

Pacaraima 10 de outubro confirmado

Rorainópolis 14 de outubro pendente

Caracaraí 23 de outubro confirmado

Boa Vista 20 e 21 de outubro confirmado

Mucajaí 30 de outubro confirmado

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fórum é destaque em site do Amazonas

Por Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)

O artigo da gestora cultural Zanny Adairalba sobre o lançamento do fórum foi reproduzido no site do Núcleo de Cultura Política do Amazonas.

Em outra ocasião, o NCPAM já havia publicado um artigo de mestre Afonso Rodrigues, no qual era abordado também o tema da cultura roraimense.

Para acessar a matéria no site do Núcleo, clique aqui. (http://www.ncpam.com/2009/09/forum-permanente-de-cultura-de-roraima.html)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

OUTRO OLHAR - Vídeo do lançamento do fórum

Este Outro Olhar vem do extremo norte do país. De Boa Vista, Roraima, você vai ver o registro do primeiro Fórum Permanente de Cultura do Estado. O lançamento reuniu dezenas de artistas e produtores culturais para estimular políticas culturais em toda a região. Veja como foi o evento pelo vídeo de Edgar Borges, Lula e Thiago Briglia

Fórum de Cultura, uma realidade factual

Por Luiz Valério, jornalista e poeta

A festa de lançamento do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, realizado no sábado, 5, ainda ecoa pelo país. A TV Brasil veiculou matéria em rede nacional sobre o evento, na quarta-feira, 8. O material foi produzido e editado pelos próprios integrantes do Fórum e enviado via FTP para a televisão pública brasileira.

Quem esteve presente na festa de sábado passado viu que “a coisa” não é para brincadeira. A mesa-redonda que discutiu políticas de desenvolvimento, com o foco na cultura de Roraima, pode perceber que o Fórum tem uma grande responsabilidade nas mãos.

A fala de Fred Maia, assessor especial do Ministério da Cultura, não deixa dúvidas quanto a isso. Segundo ele, o FPC/RR inaugura um novo momento para o setor cultural no Estado. Fred assinalou: “A cultura é algo definitivo para o desenvolvimento dos sujeitos”. É bom que os gestores públicos locais aprendam isso, não é mesmo?

Todos os discursos proferidos naquele sábado histórico foram muito certeiros quanto às suas afirmações. O professor Reginaldo Oliveira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), disse que “pensar projetos de desenvolvimento para Roraima é pensar as particularidades de cada bairro, com as suas diferenças”.

Verdade, professor. As culturas presentes em cada bairro são múltiplas, as manifestações, diversas, e, por isso, é preciso saber respeitar e entender e, mesmo, fomentar essa diversidade presente aqui no Estado de Roraima e em toda a Amazônia.

Mas o recado mais importante para os que integram o Fórum, em minha opinião, veio novamente de Fred Maia. Eis o seu alerta: “As pessoas devem compreender que este [o Fórum de Cultura] não é um lugar para disputas políticas. É um lugar de discussão, de colaboração e de construção”. Está falado, então, Fred.

Já se faz um pouco tardio para falar sobre as atrações artísticas que se apresentaram depois da mesa-redonda, no sábado. Mas é sempre bom lembrar que foi um momento mágico para quem gosta de cultura. Naquele momento, desde a descida do cortejo dos artistas, até a última apresentação no anfiteatro da Orla Taumanã, foi mostrada toda a diversidade cultural roraimense. Circo, dança, teatro, poesia, música de vários estilos, humor, enfim, um caldeirão de cultura que ferveu durante horas.

E como eu disse no começo desse texto, tudo isso ecoou Brasil a fora, levado pela TV Brasil. O Fórum de Cultura agora é uma realidade factual. Por isso mesmo, é hora de arregaçar as mangas com vontade. Há muito trabalho a ser feito.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fórum Permanente de Cultura de Roraima - Uma realidade!

Por Zanny Adairalba * (www.literaturacaimbe.blogspot.com)


O lançamento do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, sábado (5), na Orla Taumanan, foi um sucesso.

O evento abriu suas portas tendo como cerimonialista a poetisa Vânia Coelho, que anunciou a leitura da carta de princípios, feita pela atriz Marisa Bezerra e o nosso tão querido Mestre, o artista plástico Afonso Rodrigues.

Em seguida tomaram lugar à mesa a mediadora Adriana Amorim, que manteve uma postura impecável; Thiago Bríglia que representou muito bem o Fórum; professor Reginaldo Gomes e todo seu conhecimento em história da arte, representando a Universidade Federal de Roraima; e o assessor do Ministério da Cultura, Fred Maia, dotado de uma simpatia e sabedoria incontestável, além de muita disposição para orientar, discutir e planejar ações culturais.

Seguindo a programação, vieram a apresentação da Orquestra de Câmara, um coquetel e um cortejo cultural que seguiu do Centro Multicultural ao Anfiteatro da Orla, onde houve apresentações musicais, teatro, declamação poética, arte circense e dança.

Foi uma noite significativa e que certamente ficará gravada, com aquele gostinho de satisfação, no coração de todos os que estiveram presentes.

Vale lembrar que, se é verdade que o Fórum Permanente de Cultura desde sempre foi um desejo da classe artística (e posso afirmar que sim, uma vez que ao ingressar no ramo de gestão cultural, há seis anos, “dei de frente” com as reclamações, inquietudes, tentativas e manifestações de desejo dos artistas locais nesse sentido), então podemos dizer que o que vimos acontecer em Roraima foi muito mais que uma conquista.

O Lançamento do Fórum foi um marco para a história cultural do Estado. O início de uma vitória que só tende a expandir-se e se fortalecer trazendo como consequência tantas outras conquistas. É um divisor de águas entre o momento em que o artista depende quase que completamente de outras instituições para firmar seu trabalho e o tempo em que passa a reconhecer a força que há em si; do tempo em que parece estar pedindo favores e o de conhecer seus direitos e procurar garanti-los; do tempo em que quase sempre precisa manter-se às sombras “dos mais fortes” e o tempo onde “mostra a cara” firmando-se e valorizando-se como profissional das artes.

Com apenas cinco meses de atividade, o Fórum Permanente de Cultura conseguiu realizar o que muitas vezes parecia um sonho inalcançável: unir a classe numa mesma voz, um mesmo movimento, um mesmo objetivo.
Estamos engatinhando. É certo! E é bem verdade que muito ainda há para ser conquistado. Desde afinar as idéias, as experiências e as convivências, até firmar espaços e direitos nessa luta pela defesa e valorização de nossa história, de nossa memória cultural e de nossos anseios como artistas.

Mas é importantíssimo dizer (e saber) que o primeiro passo foi dado. Foi dado de uma forma muito prazerosa e, diria, simpática perante a sociedade e os profissionais das artes.

Parabéns a todos os membros do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, aos parceiros e a todos que participaram e contribuíram direta ou
indiretamente para a realização deste evento que foi, sem dúvida, o anúncio de dias melhores.

* Gestora Cultural, Sócia Fundadora do Coletivo Arteliteratura Caimbé, Membro do Fórum Permanente de Cultura-RR/ Coordenação de Mobilização, Membro da equipe de Coordenação da Rede de Pontos de Cultura da Prefeitura de Boa Vista-RR/ Programa Cultura Viva (Minc), Compositora e Poetisa.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cartaz do Lançamento do Fórum de Cultura

Este é o cartaz do lançamento. Divulgue você também.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fórum prepara sua festa de lançamento

Por Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)

Dezenas de artistas, produtores e gestores culturais estão organizando o lançamento do Fórum Permanente de Cultura de Roraima (FPC/RR). O evento vai acontecer no dia 5 de setembro, no Centro Multicultural da Orla Taumanan.

A programação elaborada para a ocasião prevê uma mesa redonda da qual participarão representantes do Ministério da Cultura (Minc) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de diversos shows musicais, apresentações de teatro e dança, exposições e poesia.

A festa de lançamento do Fórum terá dois momentos. O primeiro será mais reflexivo e começará às 16h. Trata-se de uma mesa-redonda com a participação de representantes do Minc e da Funarte para discutir o tema “Políticas de desenvolvimento: a cultura roraimense em debate”.
Também será assinada a Carta de Princípios do fórum, documento que vai reger suas atividades e indicar à sociedade a sua função.

Além da mesa-redonda, o Centro multicultural vai abrigar uma exposição coletiva de pintura, escultura, fotografia, poemas e microcontos, tudo produzido por artistas ligados ao fórum.

Às 19h, após o término dos debates, haverá um cortejo de artistas em direção ao anfiteatro da orla Taumanan. No local, grupos de dança, teatro, poetas, músicos e bandas prometem fazer uma bela apresentação da arte roraimense.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Seminário da Diversidade Cultural chega a Boa Vista

Por Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)

O Seminário Diversidade Cultural – Entendendo a Convenção, promovido
pelo Ministério da Cultura por meio da Secretaria da Identidade e da
Diversidade Cultural, será realizado em Boa Vista, nos dias 27 e 28 de
agosto, no auditório da Universidade Federal de Roraima. O público
será formado pelos gestores públicos e privados de cultura de toda a
região Norte do país.
O documentarista Thiago Briglia participa do seminário representando o
Fórum Permanente de Cultura de Roraima.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no blog da
Diversidade Cultural
(http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/), inclusive com o
perfil de cada palestrante

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Show beneficente reúne artistas roraimenses no Sesc Centro



O show “Canto Solidário” reunirá 14 artistas locais no dia 14 de agosto no Espaço Multicultural do Sesc Centro, a partir das 21h.

Organizado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, vai arrecadar recursos para o bibliotecário Roberto Carlos Cunha, que fez no dia 5 uma doação de rim para o próprio filho, de apenas 3 anos de idade.

O ingresso custa R$ 10,00 e pode ser comprado antecipadamente no Guaraná Mania, complexo Ayrton Senna.

Participam o grupo de dança The Masc, os músicos Claudio Moura, Bebeco Pujucam, Claudia Lima, André Lobo, Magoozaia e Halisson Crystian, as bandas Capitão Kaverna, Mr. Jungle, Iekuana, Uzina e Guy-bras, a declamadora Vânia Coelho e o fotografo Tana Halú.

O show tem apoio do Sesc, Estúdio Parixara, Gráfica Real e Fetec.
O Arteliteratura Caimbé é uma associação cultural amazônica formada com o objetivo de fomentar a cidadania e a cultura usando como ferramenta principal a literatura. É associado ao Fórum Permanente de Cultura de Roraima.

Para saber mais, acesse o blog www.literaturacaimbe.blogspot.com .

Show beneficente reúne artistas roraimenses no Sesc Centro

O show “Canto Solidário” reunirá 14 artistas locais no dia 14 de agosto no Espaço Multicultural do Sesc Centro, a partir das 21h.

Organizado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, vai arrecadar recursos para o bibliotecário Roberto Carlos Cunha, que fez no dia 5 uma doação de rim para o próprio filho, de apenas 3 anos de idade.

O ingresso custa R$ 10,00 e pode ser comprado antecipadamente no Guaraná Mania, complexo Ayrton Senna.

Participam o grupo de dança The Masc, os músicos Claudio Moura, Bebeco Pujucam, Claudia Lima, André Lobo, Magoozaia e Halisson Crystian, as bandas Capitão Kaverna, Mr. Jungle, Iekuana, Uzina e Guy-bras, a declamadora Vânia Coelho e o fotografo Tana Halú.

O show tem apoio do Sesc, Estúdio Parixara, Gráfica Real e Fetec.
O Arteliteratura Caimbé é uma associação cultural amazônica formada com o objetivo de fomentar a cidadania e a cultura usando como ferramenta principal a literatura. É associado ao Fórum Permanente de Cultura de Roraima.

Para saber mais, acesse o blog www.literaturacaimbe.blogspot.com .

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pautas oficiais FPCRR

Por Thiago Briglia

Os participantes da reunião extraordinária do Fórum Permanente de Cultura de RR, realizada na sexta (31/07) decidiram manter a definição da lista tríplice para a vaga de artes cênicas no Conselho de Cultura para a reunião geral na próxima terça-feira (04/08).

Desta forma todas as pessoas interessadas devem participar do encontro oficial do Fórum e apresentarem seus argumentos para representar o Fórum na lista encaminhada ao Governador.

Na oportunidade, decidimos encaminhar um documento do Fórum na segunda (03/08) para o Gabinete do Governador informando que temos interesse em contribuir com a legitimação da vaga, indicando uma lista tríplice que será encaminhada após a reunião do Fórum.

Os responsáveis pela redação e encaminhamento do documento são:

Eu – Thiago – comissão de comunicação

Flávia – comissão de pesquisa

Zanny – comissão de mobilização

LEMBRANDO as pautas da reunião geral da próxima terça (04/08)


1. Apresentação da minuta da carta de princípios pela comissão de pesquisa.
2. Apresentar proposta de programação para o lançamento do fórum.
3. Discutir cronograma das comissões para realização do evento.
4. Definição da lista tríplice das artes cênicas para encaminhar ao Governador

Rock Roraima no Twitter

Por Edgar Borges
(www.edgarb.blogspot.com)

As bandas do extremo Norte estão antenadas e investem na web para ampliar o alcance de seu som.
Para saber como isso rola, acompanhe os (com) passos e acordes da galera do rock roraimense no Twitter, onde já se instalaram a turma da Canoa Cultural (http://twitter.com/canoacultural) e da banda Iekuana (http://twitter.com/Iekuana). As duas fazem parte do Fórum Permanente de Cultura de Roraima.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ata da reunião extraordinária do seguimento de artes cênicas

Reunião do seguimento de artes cênicas realizada no dia 30/07/2009 ás 18:30h

Pauta: Indicação de uma lista de nomes do seguimentos de artes cênicas, que possivelmente poderá ocupar a vaga aberta do Conselho Estadual de Cultura.

Debate: Surgiu a informação de que já há uma indicação prévia do Sr. Júnior Brasil, para a ocupar vaga no Conselho de Cultura e que a nomeação está dependendo da chegada do governador prevista para segunda-feira, mas esta indicação não foi feita pelo conselho. De acordo com a conselheira Helena Fireltti o Fórum precisa enviar os nomes indicados urgentemente direto para o gabinete do governador.
Diante deste problema, no debate surgiu que a indicação dos nomes deveriam ser legitimados inpreterivelmente por uma assembléia geral do FPC-RR, assim foram apresntadas as seguinte proposições:

1 - Enviar um oficio através do FPC-RR pela manhã de sexa-feira (31/07/2009) para o gabinete do governador solicitando prorrogamento do prazo para indicação da vaga no Conselho, tempo na qual a lista de nomes indicados seria aprovada pelo FPC-RR na reunião geral da próxima terça-feira (04/07/2009)

2 - Indicação de um nome, que seria enviado via oficio através do FPC-RR direto para o gabite do governador pela manhã de sexa-feira (31/07/2009) sem aprovação em do Fórum.
3- Indicação da lista dos nomes, com convocação para uma reunião extraordinária do FPC-RR para o dia 31/07/2009 (sexa-feira), para
aprovar e legitimar o candidato á vaga no Conselho e indicar uma comissão para redigir o documento a ser enviado ao governador na segunda-feira (03/07/2009) de manhã cedo com a indicação do FPC-RR á vaga do conselho. (aprovada em maioria simples)

CANDIDATOS:

1-Léo Malabarista (circo)
2-Marcelo Peres (teatro)
3-Marisa Beserra (teatro)
4-Márcio Costa (dança)
5-Claudir Cruz (dança)
6-Renato Barbosa (teatro)
7-Ronalson Cavalcanti (dança)
8-Isabel Santos (dança)


*DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL DO FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DE
RORAIMA, DIA 31/07/2009 (SEXTA-FEIRA/AMANHÃ) AS 18:30, NA VIDEOTECA DO
PALÁCIO DA CULTURA COM A SEGUINTE PAUTA

1-APROVAR E LEGITIMAR O NOME A SER INDICADO Á VAGA NO CONSELHO DE
CULTURA, DE ACORDO COM OS CANDIDATOS ESCOLHIDOS NA REUNIÃO DE HOJE
(30/07/2009).

2-INDICAR UMA COMISSÃO PARA REDIGIR O DOCUMENTO A SER ENVIADO NA
SEGUNDA- FEIRA (03/07/2009) AO GOVERNADOR COM A INDICAÇÃO DO FPC-RR Á
VAGA DO CONSELHO DE CULTURA.

Presentes na reunião:
1-Léo Malabarista
2-Carmezia Emiliano
3-Alex Zantelli
4-Kywsy Santos
5-Marcio Sergino
6-Michael Schumann
7-Ronalson Cavalcante
8-Weliton Silva
9-Graziela Camilo
10-Renato Barbosa
11-Tatiana Sodré
12-Noton C.
13-Francisco Andrade
14-Silmara Costa
15-Baronso Lucena
16-Marcelle Grécia
17-Wilkson de oliveira
18-João Paulo Santos
19-Adrieli Trindade
20-Camila Bessa
21-Francimar de Araújo
22-Eliane ventura
23-Claudir Cruz
24-Marcelo Peres
25-Renildo Araújo
26-Marisa Bezerra
27-Marcio Costa

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ata da reunião – 28.07.09

O evento de apresentação do Fórum foi a pauta que dominou boa parte
das quase duas horas de reunião no Palácio da Cultura nesta terça.
Mais de trinta pessoas participaram (o número exato não temos, pois a
lista começou a passar quase no final e nem todos assinaram). A
discussão trouxe como resultados os seguintes encaminhamentos:

1. Haverá um evento no dia 5 ou 12 de setembro, com apresentação
pública da carta de princípios e instalação do fórum, uma mesa redonda
para discutir o Plano Nacional de Cultura e as conferências municipais
e estadual de cultura, shows artísticos e exposições.

2. O local preferencial, por deliberação, ficou sendo o Centro
Multicultural da Orla Taumanan. Em segundo veio o Sesc Mecejana e em
terceiro o Palácio da Cultura.

3. Para o dia 5 de setembro, o Centro Multicultural da Orla Taumanan
já está confirmado. O salão de debates está liberado mas não tem
cadeiras. O salão de exposições talvez esteja ocupado com uma
exposição de 20 quadros, mas a senhora Dulce, responsável pelo setor,
ainda vai confirmar isso. Mesmo assim, acredita que o artista não terá
problemas em dividir o espaço por um dia.

4. Dia 12 de setembro não tem pauta livre no Centro Multicultural.

5. A colega Marisa, do grupo Malandro é o Gato, vai fazer contato com
o Minc para saber se podem enviar um técnico para falar do Plano
Nacional de Cultura.

6. O evento será gratuito e está aberto à participação de todos os
artistas locais, ligados ou não ao fórum, desde que contatem até o dia
5 de agosto a comissão responsável por organizar a parte da
programação dizendo como e com o que pretende participar. Para isso
deverão encaminhar e-mail para o grupo de discussão do fórum.

7. Para agilizar a organização do evento foram criadas as seguintes
comissões de trabalho:

a. Comissão de Programação: formada pelos companheiros de fórum Orib
Ziedson, Marcelo Tito, Marisa, Thiago Briglia, Claudir Cruz, Helena,
Adriana Amorim e Zanny Adairalba. Estas pessoas vão se reunir nesta
quarta-feira, às 18h30, no palácio da Cultura, para começar a
trabalhar essa parte da história. ATENÇÃO: O contato do centro
multicultural é a senhora Dulce (8116-0086).

b. Comissão de Comunicação: formada por este ateiro (Edgar Borges), Ed
Andrade Jr. Luiz Valério e Marcelo Perez. Nossos contatos serão via
e-mail. A intenção é na próxima terça já apresentar ao menos um esboço
das peças publicitárias.

c. Comissão de logística: formada por Kaline Barroso, Eliane Ventura,
Sérgio Barros, Alex Pizzano, Flávia Bezerra e Eduardo (Sebrae). Esta
comissão depende das demandas que serão apresentadas pelas demais
comissões, mas, conforme dito na reunião, já pode começar a ver como
conseguir som, iluminação, expositores, cadeiras, telão, data show,
impressão de material (cartaz, banner e outros), transporte do
convidado do Minc etc.

Além disso, na reunião desta terça foi lembrado pelo colega Thiago
Bríglia que há uma vaga no Conselho Estadual de Cultura para o
representante do setor de artes cênicas.

Quanto à definição dos representantes indicados pelo Fórum para a vaga
do Conselho de Cultura, definimos que será encaminhado para o
Governador e Secretário de Educação e Cultura, e cópia da lista
tríplice para o Conselho de Cultura, considerando a urgência de o
fórum se fazer presente numa definição importante para o segmento no
Estado.


TODOS OS GRUPOS DE TEATRO, DANÇA E CIRCO ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.

Pautas da reunião geral da primeira terça de cada mês, isto é, na
próxima semana:

1. Apresentação da minuta da carta de princípios pela comissão de pesquisa.

2. Apresentar proposta de programação para o lançamento do fórum.

3. Discutir cronograma das comissões para realização do evento.

4. Definição da lista tríplice das artes cênicas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sesc discute auto-sustentabilidade cineclubista

Quinta e sexta (30 e 31) rola o Seminário Circuito em Construção:
Auto-sustentabilidade Cineclubista, no CineSesc Digital do Sesc Mecejana.

Produtores culturais, cineclubistas, cineastas, dirigentes públicos da área da educação e da cultura, estudantes universitários e interessados na linguagem cinematográfica podem participar. O evento tem entrada franca mas as inscrições devem ser feitas antes no setor de cultura do Sesc.

Programação:

30/07 –QUINTA 14 às 18h :
-Panorama do cineclubismo no Brasil e no mundo - Eduardo Ades (Instituto Tela Brasilis –RJ)
-Democratizando o acesso ao cinema brasileiro e estimulando a formação de publico através do cineclubismo - Caio Cesaro coordenador deprogramação e circuitos da Programadora Brasil

31/07 – SEXTA 14 às 18h :
-Mesa redonda - Eduardo Ades (Instituto Tela Brasilis –RJ)
-Formação de redes locais Frederico Cardoso coordenador executivo Cine+cultura

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Funarte vai investir R$ 980 mil em projetos teatrais e de dança do Norte

Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou no dia 20 de julho a quarta edição do Prêmio de Teatro Myriam Muniz. A intenção é viabilizar a realização de 86 projetos da área teatral, voltados para montagem e circulação de espetáculos ou outras atividades específicas do setor. Na dança, a Funarte vai apoiar 47 projetos em todo o país.

Nos dois prêmios podem concorrer companhias, grupos, coletivos, empresas, associações, cooperativas e - pela primeira vez - artistas independentes (pessoas físicas). As inscrições são gratuitas e vão até 3 de setembro.

Serão analisadas a excelência do projeto, a qualificação dos profissionais envolvidos e a viabilidade prática das ações propostas.

Quem mora na região Norte terá a chance de concorrer a 15 prêmios de R$ 40 mil e a um de R$ 80 mil para os projetos do teatro. Grana boa, que dá para fazer muita coisa, inclusive pagar assessoria de imprensa (tamoaí, qualquer grana justa a gente negocia contrato e trabalha na boa).

Na divisão, o Sudeste terá 25 prêmios, o Nordeste 21, o Norte 16, o Sul 14 e o Centro-Oeste 10. Ou seja, não dá para se queixar de exclusão, não nos apóiam, ninguém olha pra cá etc.



O Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna viabilizará, parcial ou integramente, montagens e circulação de espetáculos, entre outras atividades.

Serão contemplados, ao todo, 47 projetos. Os prêmios, que variam entre R$ 30 mil e R$ 100 mil, estão distribuídos entre categorias regionais. Para o Norte, são cinco prêmios de R$ 30 mil e três de R$ 50 mil, totalizando R$ 300 mil.

As inscrições, relembrando, são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de setembro.

Disca Funarte para saber do teatro 21 2279 8018 ou manda um e-mails pros caras: teatro@funarte.gov.br

Para tirar dúvidas da dança: 21 2279 8014 e danca@funarte.gov.br

Ah, os editais, claro. Taqui o do TEATRO

(http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/download/ano09/mmuniz09_edital.pdf) e aqui o da DANÇA (http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/download/ano09/kvianna09_edital.pdf)

Banquete Teatral na Praça das Águas


A Federação de Teatro de Roraima realiza mais uma edição da ação Banquete Teatral na Praça das Águas no próximo sábado, dia 25 de Julho, a partir das 19h.

A ação reúne os grupos de teatro federados e é realizada a cada dois meses em uma das praças da cidade, com apresentação de esquetes teatrais para o público de todas as idades. As

O Banquete Teatral teve início em 2007 e conta com o apoio da Fetec. O evento também será realizado em agosto no município de São João da Baliza.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A cultura se integrando

Afonso Rodrigues de Oliveira *

“A escrita é uma coisa, e o saber outra. A escrita é a fotografia do saber, mas não o saber em si”. (Tierno Bokar Salif – Mestre africano)


Quem assiste aos programas sérios na televisão sabe do quanto os sérios estão atentos às mudanças no mundo. Mas o mais preocupante é o ângulo pelo qual se veem as mudanças. Elas estão restritas às mudanças climáticas, derrubadas e queima de árvores. Já não é pequeno o número de pessoas envolvidas nas mudanças culturais; mas não o suficiente para agilizar as mudanças no ritmo exigido pelo atraso. A dificuldade que os Pontos de Cultura estão encontrando para agilizar as mudanças está na grandiosidade das mudanças; na diferença que já está fazendo a diferença. Não é simples nem fácil, fazer os educadores, em todos os níveis, perceberem e entenderem a importância das mudanças. Griôs e Mestres de Tradição Oral sempre foram visto pelos educadores, como uma superficialidade. Ninguém valoriza um mestre de tradição oral no valor
que ele realmente tem para a cultura na sociedade.

Sem a quebra da tradição inócua não há como inovar. E quando não inovamos não mudamos. Continuamos nos métodos arcaicos de ensino onde não se ensina tanto assim; em que a cultura só chega depois do desgaste, quando ela deveria vir como preparação para o ensino. O que os movimentos de Griôs e Mestres estão tentando fazer é levar para as escolas o que elas, mesmo conhecendo não valorizam: a tradição oral, sempre vista e tida como folclore descartável.

A partir deste ano deverão ser regularizados, em todo o país, os Pontões de Cultura que sustentarão o trabalho dos pontos de cultura.
Só nos resta a sistematização das experiências. E estas serão nas escolas e universidades de todo o país. Um dos objetivos principais é a formação de educadores da rede pública de ensino, envolvendo os estudantes nos Pontos de Cultura; a criação dos grupos de griôs-aprendizes, com os quais se consolidarão as mudanças no ensino em todo o Brasil.
Daí a necessidade da criação de secretarias de cultura nos municípios. Sem o que não será possível desenvolver, nem o ensino, nem a cultura.
De nada vai nos adiantar alegações de que não há verbas para a criação de uma secretaria, no argumento de se criar uma fundação ou coisaassim. Qualquer coisa que se crie que não seja uma secretaria, será uma saída pela tangente.

Vamos mudar nossa visão distorcida sobre a cultura. O movimento griô vem de fora para dentro, não eliminando, mas integrando com harmonia. Pense nisso.

Integrante do Fórum Permanente de Cultura de Roraima.
Publicado originalmente AQUI
Mande um e-mail para o autor: afonso_rr@hotmail.com

quarta-feira, 15 de julho de 2009



Tem rock à vontade na próxima sexta-feira (17) com as bandas Mr Jungle e Somero. As duas estarão no Antique Pub, a partir das 23h, para tocar músicas próprias e alguns clássicos do gênero. A festa será a primeira Noite Fora do Eixo de Boa Vista. A organização é do Coletivo Canoa Cultural, antigo Coletivo TomaRRock, integrante do Fórum Permanente de Cultura de Roraima.
A Mr. Jungle aproveitará a noite para fazer o segundo show de lançamento do CD “Mr Rock n’ Roll”, só que desta vez com o reforço do guitarrista Diego Moita. O CD estará à venda no local por apenas R$5,00.
A banda Somero prepara um show com composições do seu primeiro Ep, que contém quatro músicas. Também vai tocar algumas das inéditas que estarão no seu primeiro cd completo a ser lançado em breve.
O Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos culturais independentes, fundada em 2005 com a intenção de desenvolver as ações relativas à cadeia produtiva cultural independente do Brasil.
Quer se adiantar e ouvir logo o som da turma? Então clica AQUI para curtir a Mr. Jungle e AQUI para saber o que manda a Somero.
Ah,o ingresso custa R$ 10,00.

Cia. do Lavrado participa de festival teatral em Rondônia

A Cia. do Lavrado participa de 22 a 26 de julho da II edição do Festival de Teatro de Rua Amazônia Encena na Rua. O grupo apresentará em Porto Velho (RO) a remontagem d’A Farsa do Advogado Pathelin e sua nova produção, Absurdópolis, que nos perdoe Aristófanes, texto baseado na obra Lisístrata, de Aristófanes. O evento é organizado pelo grupo O Imaginário.

A Cia. do Lavrado integra o Fórum Permanente de Cultura de Roraima. Em 2008, apresentou no festival o espetáculo A Retrete ou a Latrina.

A programação inclui grupos dos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro e Rondônia. Além dos espetáculos, haverá oficinas de circo, de dramaturgia e de percussão, além de um ciclo de debates no qual serão discutidos temas como a Estética no teatro de rua e o Processo Colaborativo no Teatro Contemporâneo.

“Precisamos buscar outras referências, mostrar a outros públicos o que estamos realizando no estado de Roraima. Este intercâmbio é essencial
para o desenvolvimento do nosso teatro. O teatro de rua tem crescido muito no Brasil e nós fazemos parte deste movimento inclusivo, que destrói paredes, e contribui para a descentralização da cultura”, diz o ator Marcelo Perez .

Para acompanhar as atividades da Cia. do Lavrado, visite o site do grupo (www.ciadolavrado.com.br )

II CNC em 2010

Segunda edição da Conferência Nacional de Cultura ocorrerá no mês de
março, em Brasília


Por meio da Portaria nº 46, de 10 de julho de 2009, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, convoca a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) e torna pública a aprovação do seu Regimento Interno. O ato foi divulgado nesta segunda-feira, 13 de julho, no Diário Oficial da União (Seção 1, páginas 10 a 14).

A II CNC será realizada no período de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC). De acordo com o Regimento, aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o tema geral do evento é Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

A Portaria Ministerial, o Regimento Interno e outras informações estão disponíveis no Blog da CNC


Fonte: Ministério da Cultura

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ata da plenária geral do Fórum Permanente de Cultura de Roraima – 07/07/09













Cerca de 40 pessoas participaram da plenária, que contou com as visitas e intervenções da advogada Dalva Machado e de Delson Cruz, representante regional do Ministério da Cultura, além da senhora Paula, representante do IPHAN em Boa Vista.

Assuntos discutidos:
1.As alterações da lei de incentivo à cultura e suas consequências para a classe artística. Foi decidido que é preciso intensificar os estudos durante julho para que no começo de agosto o fórum tenha o que encaminhar à Assembléia.

2.O jornalista Luiz Valério fez a proposta de contatar o deputado Erci de Moraes para que o mesmo solicite uma audiência pública na Assembleia afim de discutir as mudanças, conforme sugestão da plenária. Apesar de não haver tido deliberação positiva ou negativa, Luiz vai fazer o contato e dar o retorno ao Fórum.

3.Foi levantada a necessidade de conhecer os procedimentos que regulam as análises feitas pelo GTAP sobre os projetos apresentados.

4.Foi sugerido incluir na lei algum dispositivo que deixe claro a necessidade do GTAP produzir relatórios sobre os resultados dados a cada projeto.

5.Está decidido: toda primeira terça-feira de cada mês tem reunião da plenária geral.

6.As comissões continuam reunindo-se às terças na videoteca ou em outro local que pré-definirem. A comissão de pesquisa definiu que vai reunir-se terças e quintas para acelerar seus trabalhos.

7.Entre outros assuntos, Delson Cruz, da regional Norte do Minc, falou da organização da Conferência Nacional de Cultura e da preparação para o encontro sobre diversidade cultural que será feito em Boa Vista nos dias 27 e 28 de agosto. Também abordou a necessidade dos produtores culturais de Roraima (e do norte também) buscarem qualificação para elaborar seus projetos e colocou a disposição o Ministério para promover oficinas de capacitação.
8.Se alguém quiser acrescentar algo ou discutir, o espaço dos comentários, logo aí abaixo, está disponível justamente para isso.
Fiquem à vontade.
























Dicas de leitura:

Outra visão sobre a reunião de ontem pode ser lida aqui, no blog do
Luiz Valério:
Artistas e gestores culturais discutem a proposta de alteração da Lei
de Incentivo à Cultura Clique aqui

Clique aqui para ler o blog da Conferência Nacional de Cultura


terça-feira, 7 de julho de 2009

Mostra universitária de artes abre inscrições dia 15 de julho




Por Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)

Começam dia 15 de julho e seguem até 15 de agosto as inscrições no II Yamix -Mostra Acadêmica de Expressões Artísticas do Meio Universitário de Roraima.

Artistas que estudem em qualquer universidade de Roraima podem inscrever suas produções nas categorias artes cênicas, visuais, audiovisual, literatura, música e dança.

A edição 2009 do Yamix será realizada no município de Pacaraima nos dias 9, 10 e 11 de outubro.

Neste ano também haverá um Festival de Outono de Música.

Simultaneamente ao Yamix, alunos, professores e artistas locais debaterão o ensino das artes no Estado no II Fórum a Respeito da Formação em Arte de Roraima.

Acessa aqui para ler o regulamento geral e os específicos de cada categoria.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Concurso de jornalismo cultural aceita inscrições de alunos e professores

Por Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com)


A terceira edição (2009-2010) do Rumos Jornalismo Cultural está com
inscrições abertas até 31 de julho.

Podem se inscrever na carteira Estudante alunos de graduação em
comunicação social e/ou jornalismo que cumpram do terceiro ao quinto
períodos no primeiro semestre de 2009, com a realização de reportagens
culturais em quatro categorias: Mídia Impressa, Mídia Audiovisual,
Mídia Sonora e Web.

Podem se inscrever na carteira Professor docentes de graduação e
pós-graduação em comunicação social e/ou jornalismo por meio de textos
que tratem da formação do aluno ou do aperfeiçoamento do professor de
jornalismo cultural, sejam eles sobre reflexões, propostas ou relatos
de casos, consolidados ou em andamento.

O edital completo está disponível AQUI.

Blog da conferência

A comissão organizadora da II Conferência Nacional de Cultura já está
com o seu blog no ar, divulgando informações sobre o evento e
disponibilizando documentos para estudos e consultas.

Um deles é a cartilha "Cultura, cidade e desenvolvimento local: Como
estruturar a política cultural no seu município e acessar os recursos
federais”.

Acessa, vai. (LINK: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/)


Parceiro

Blog Coletivo Arteliteratura Caimbé
www.literaturacaimbe.blogspot.com

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Inscrições abertas para o Painel Funarte de Bandas de Música

O Instituto Boa Vista de Música recebe até o dia 8 as inscrições para
os cursos da edição local do Painel Funarte de Bandas de Música. As
oficinas serão realizados de 8 a 12 de julho, das 12h às 22h, no Sesc
Mecejana.
As inscrições são gratuitas. A ficha está disponível no site da
Funarte (http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/download/ano09/ficha_painel_bandas09.rtf
) e deve ser entregue na sede do Instituto Boa Vista de Música,
avenida dos Imigrantes, 1612, sala 12, bairro Buritis.
Os cursos serão ministrados por profissionais de diversos estados do
país, com carga horária de 40 horas.
Haverá oficinas de Instrumentação musical e Arranjos Musicais,
Percepção Musical/ Leitura Musical, Percussão, Reparo e Manutenção de
instrumentos de sopro, Bombardino e Tuba, Clarineta, Saxofone,
Trombone, Trompete, Regência (Técnicas de Ensaio/ Práticas de
Conjunto).

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fórum e Conselho de Cultura estabelecem parcerias em Roraima

por Thiago Briglia – jornalista

Representantes do Fórum Permanente de Cultura de Roraima participaram de reunião com os conselheiros de cultura do Estado, na manhã da última quarta-feira (17/06), no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

O objetivo do encontro foi exposto pelos representantes das comissões de pesquisa, mobilização e comunicação do Fórum, que revelaram o interesse em fortalecer parcerias com o Conselho para qualificar as políticas públicas direcionadas ao segmento cultural em Roraima.

Após a exposição do histórico de criação do Fórum, os conselheiros manifestaram apoio a iniciativa do grupo, considerando especialmente a diversidade de segmentos representados.

O presidente do Conselho de Cultura, Laucides de Oliveira, pediu a palavra para fazer um breve histórico sobre o que caracterizou como evolução do segmento cultural em Roraima.

‘Mestre Lau’, como é conhecido, descreveu a alegria de ver o Fórum mobilizado para debater as problemáticas dos segmentos culturais e para propor soluções. “Muito obrigado pela oportunidade de ver a arte se corporificando por meio deste Fórum de Cultura”, destacou emocionado.

A conselheira vice-presidente, Elena Fioretti, apresentou as atribuições do Conselho ao grupo, enfatizando a elaboração e aprovação do Plano Estadual de Cultura como principal função do órgão.

A confiança depositada no Fórum de Cultura foi evidenciada após os conselheiros apresentarem proposta de parceria para que os membros do Fórum avaliem e emitam parecer sobre o trabalho de consolidação do Calendário de Cultura Oficial de Roraima.

O Conselho também solicitou apoio para o resgate do Prêmio Notoriedade Cultural, que depende de planejamento orçamentário do Governo do Estado para ser executado.

Os conselheiros acreditam que o Prêmio é uma forma de reconhecer artistas, gestores e produtores culturais, além de servir como vitrine para valorização da cultura no Estado.

A representante da comissão de Pesquisa, Flávia Bezerra, falou que o Fórum está disposto a colaborar, lembrando que é um órgão independente que também tem suas próprias demandas, e que precisará de apoio dos conselheiros para executá-los.

Ao final do encontro, ‘Mestre Lau’ fez questão de registrar que “essa é uma das reuniões mais importantes já realizadas pelo Conselho de Cultura de Roraima”.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reunião 19/Abril

Hoje, 19 de maio, tivemos uma reunião bem lucrativa, contamos com a presença de novos representantes da cultura, do Deputado Estadual Damosiel e do atual Diretor do Departamento de Cultura do Estado Marco Aurélio Porto, que se colocaram como apoiadores desta iniciativa e facilitadores entre o Forum e o Poder Público. Marco Aurélio ofereceu um modelo de Fundação Cultural para que o Forum possa estudá-lo e levá-lo até o Governador para ser aprovado e levado a Assembéia. A Vídeoteca do Palácio da Cultura foi colocada a disposição do Forum para que as reuniões sejam realizadas lá, no mesmo dia e hora, vamos definindo juntos, cada um com sua opinião, e nos comunicando. Falou-se muito nas dificuldades de comunicação via web que muitas pessoas tem sentido e que devem ser resolvidas. E no mais, no grosso, foi isso. Estamos caminho bem e seguros de que juntos conquistaremos nossos objetivos!
Boa semana e até mais!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Fórum Permanente de Cultura de Roraima










Fórum Permanente de Cultura de Roraima

Há alguns dias em Boa Vista, foi criado o Fórum Permanente de Cultura de Roraima que reúne pessoas com a objetividade de contribuir com o processo de criação e manutenção de políticas públicas do Estado.

Um dos primeiros passos do fórum é tentar junto ao governo do Estado e Município, a criação de órgãos especificamente de cultura, com conselhos e fundos próprios. De início, se utilizando do orçamento que cada um já tem para disponibilização.

Um encontro extraordinário do fórum no sábado dia 09 de maio de 2009, contou a presença de Pablo Capilé, coordenador de planejamento do Espaço Cubo Cuiabá-MT, que trouxe para o fórum roraimense a realidade e as experiências vividas no Fórum Permanente de Cultura de Cuiabá.

Em resumo, Capilé constatou que o fórum roraimense encontra hoje, os mesmos obstáculos que o fórum cuiabano encontrou no início de sua criação. Trouxe opiniões de como o fórum do Estado deve proceder daqui para frente como, elaborar sua carta de princípios, promover debates freqüentes deixando livre para a participação de quem se interessar e principalmente a pressão junto aos órgãos públicos para criação de editais específicos de cada segmento, dentre outros detalhes. E constatou que o Fórum Permanente de Cultura de Roraima está no caminho certo, sabe o que quer e tem tudo pra dar muito certo.

Os encontros do fórum acontecem todas as terças-feiras a partir das 18:30h no Complexo de Artes do Instituto Federal de Roraima – IFRR (antigo CEFET). É aberto a interessados e conta com a participação da sociedade na busca da promoção cultural do Estado. Participe!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Post de Inauguração do Fórum Permanente de Cultura de Roraima