terça-feira, 12 de maio de 2009

Fórum Permanente de Cultura de Roraima










Fórum Permanente de Cultura de Roraima

Há alguns dias em Boa Vista, foi criado o Fórum Permanente de Cultura de Roraima que reúne pessoas com a objetividade de contribuir com o processo de criação e manutenção de políticas públicas do Estado.

Um dos primeiros passos do fórum é tentar junto ao governo do Estado e Município, a criação de órgãos especificamente de cultura, com conselhos e fundos próprios. De início, se utilizando do orçamento que cada um já tem para disponibilização.

Um encontro extraordinário do fórum no sábado dia 09 de maio de 2009, contou a presença de Pablo Capilé, coordenador de planejamento do Espaço Cubo Cuiabá-MT, que trouxe para o fórum roraimense a realidade e as experiências vividas no Fórum Permanente de Cultura de Cuiabá.

Em resumo, Capilé constatou que o fórum roraimense encontra hoje, os mesmos obstáculos que o fórum cuiabano encontrou no início de sua criação. Trouxe opiniões de como o fórum do Estado deve proceder daqui para frente como, elaborar sua carta de princípios, promover debates freqüentes deixando livre para a participação de quem se interessar e principalmente a pressão junto aos órgãos públicos para criação de editais específicos de cada segmento, dentre outros detalhes. E constatou que o Fórum Permanente de Cultura de Roraima está no caminho certo, sabe o que quer e tem tudo pra dar muito certo.

Os encontros do fórum acontecem todas as terças-feiras a partir das 18:30h no Complexo de Artes do Instituto Federal de Roraima – IFRR (antigo CEFET). É aberto a interessados e conta com a participação da sociedade na busca da promoção cultural do Estado. Participe!

4 comentários:

  1. nao consegui participar, mais espero que a galera que tenha participado, tenha gostado e aproveitado .

    netuh

    ResponderExcluir
  2. Hj,20 de maio,tivemos uma reunião bem lucrativa, contamos com a presença de novos representantes da cultura, do Deputado Estadual Damosiel e do atual Diretor do Departamento de Cultura do Estado Marco Aurélio Porto, que se colocaram como apoiadores desta iniciativa e facilitadores entre o Forum e o Poder Público. Marco Aurélio ofereceu um modelo de Fundação Cultural para que o Forum possa estudá-lo e levá-lo até o Governador para ser aprovado e levado a Assembéia. A Vídeoteca do Palácio da Cultura foi colocada a disposição do Forum para que as reuniões sejam realizadas lá, no mesmo dia e hora, vamos definindo juntos, cada um com sua opinião, e nos comunicando. Falou-se muito nas dificuldades de comunicação via web que muitas pessoas tem sentido e que devem ser resolvidas. E no mais, no grosso, foi isso. Estamos caminho bem e seguros de que juntos conquistaremos nossos objetivos!
    Boa semana e até mais!
    Adriana Amorim

    ResponderExcluir
  3. PS: Corrigindo, a reunião aconteceu dia 19 (terça-feira) e não dia 20 (quarta-feira). Foi mal!

    ResponderExcluir
  4. Opa, vamos atualizar? eheheh
    próxima reunião geral ficou para a terça 23 de junho, 18h30, Videoteca do palácio da cultura.

    ResponderExcluir