segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fórum de Cultura, uma realidade factual

Por Luiz Valério, jornalista e poeta

A festa de lançamento do Fórum Permanente de Cultura de Roraima, realizado no sábado, 5, ainda ecoa pelo país. A TV Brasil veiculou matéria em rede nacional sobre o evento, na quarta-feira, 8. O material foi produzido e editado pelos próprios integrantes do Fórum e enviado via FTP para a televisão pública brasileira.

Quem esteve presente na festa de sábado passado viu que “a coisa” não é para brincadeira. A mesa-redonda que discutiu políticas de desenvolvimento, com o foco na cultura de Roraima, pode perceber que o Fórum tem uma grande responsabilidade nas mãos.

A fala de Fred Maia, assessor especial do Ministério da Cultura, não deixa dúvidas quanto a isso. Segundo ele, o FPC/RR inaugura um novo momento para o setor cultural no Estado. Fred assinalou: “A cultura é algo definitivo para o desenvolvimento dos sujeitos”. É bom que os gestores públicos locais aprendam isso, não é mesmo?

Todos os discursos proferidos naquele sábado histórico foram muito certeiros quanto às suas afirmações. O professor Reginaldo Oliveira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), disse que “pensar projetos de desenvolvimento para Roraima é pensar as particularidades de cada bairro, com as suas diferenças”.

Verdade, professor. As culturas presentes em cada bairro são múltiplas, as manifestações, diversas, e, por isso, é preciso saber respeitar e entender e, mesmo, fomentar essa diversidade presente aqui no Estado de Roraima e em toda a Amazônia.

Mas o recado mais importante para os que integram o Fórum, em minha opinião, veio novamente de Fred Maia. Eis o seu alerta: “As pessoas devem compreender que este [o Fórum de Cultura] não é um lugar para disputas políticas. É um lugar de discussão, de colaboração e de construção”. Está falado, então, Fred.

Já se faz um pouco tardio para falar sobre as atrações artísticas que se apresentaram depois da mesa-redonda, no sábado. Mas é sempre bom lembrar que foi um momento mágico para quem gosta de cultura. Naquele momento, desde a descida do cortejo dos artistas, até a última apresentação no anfiteatro da Orla Taumanã, foi mostrada toda a diversidade cultural roraimense. Circo, dança, teatro, poesia, música de vários estilos, humor, enfim, um caldeirão de cultura que ferveu durante horas.

E como eu disse no começo desse texto, tudo isso ecoou Brasil a fora, levado pela TV Brasil. O Fórum de Cultura agora é uma realidade factual. Por isso mesmo, é hora de arregaçar as mangas com vontade. Há muito trabalho a ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário