segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Avaliação Fórum Permanente de Cultura 2009

Reunião do Fórum Permanente de Cultura (7 de dezembro de 2009)

Participantes: Thiago Briglia, Adriana Amorim, Ellen Carmaine, Mestre Afonso Rodrigues, Márcio Sergino, Carla Gisele e Jefferson Moraes

PONTOS POSITIVOS

· Reuniões periódicas e aproximação do segmento artístico cultural;

· Abertura de portas com poder público para ações conjuntas, inclusive com as prefeituras municipais;

· Consolidação do Grupo de e-mails do Fórum como espaço importante para divulgação de eventos culturais, editais, notícias e oportunidades no campo da cultura;

· Atuação fundamental de Moderadores voluntários, a fim de viabilizar as Conferências Municipais de Cultura;

· Criação de rede de contatos com produtores e gestores culturais do todos os municípios

Obs.: Importância da continuidade das ações com municípios para não frustrar expectativas, inclusive apoiando a implementação das propostas das Conferências Municipais de Cultura.

PONTOS CRÍTICOS

1. Redução de número de participantes nos Encontros Presenciais Semanais;

2. Dificuldade na sistematização do planejamento das atividades do Fórum Permanente de Cultura;

3. Mecanismos de divulgação das ações e deliberações do Fórum no grupo de emails e atualização do Blog;

4. Acompanhamento/ Fiscalização do planejamento orçamentário das instituições públicas que atuam na gestão cultural.

AÇÕES REALIZADAS

1. Evento de lançamento do Fórum Permanente de Cultura.

2. Participação ativa na consolidação das conferências municipais de cultura.

3. Motivação ao processo de convocação das Conferências de Cultura, junto ao Governo do Estado e Conferência de Comunicação, junto a Assembléia Legislativa, juntamente com SinjopeRR.

4. Eleição de 06 delegados na Conferência de Cultura.

Eleição de 02 delegados na Conferência de Comunicação.

5. Influência determinante no adiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, permitindo maior participação de produtores locais.

6. Participação direta no veto dos projetos de lei municipal para instituir um Conselho de Cultura e Patrimônio, não paritário, e para a criação de um Fundo de Cultura, Esporte e Pesquisa inviável para fortalecimento dos segmentos. O resultado foi possível através da mobilização de produtores e gestores culturais que foram para a Câmara a fim de sensibilizar os vereadores durante o processo de votação.

Além destes encontros, os membros do Fórum têm prestigiado eventos culturais importantes, participando ativamente de discussões não só no campo da cultura, mas opinando também nos eventos que debatem temas transversais. Desta maneira, o Fórum tem se tornado conhecido e vem ganhando o respeito de diversos segmentos e instituições.

REPRESENTAÇÃO EM EVENTOS E COMISSÕES

1. Comissão de criação da lei do patrimônio cultural – organizado pela FETEC

2. I Seminário da Diversidade Cultural – organizado pelo MinC e UFRR

3. Conferência Municipal de Cultura de Boa Vista

4. Comissão Organizadora e Comitê Executivo da II Conferência Estadual de Cultura

5. Comissão Organizadora da Confecom

REUNIÕES DE ARTICULAÇÃO PRÓ-CONFERÊNCIAS DE CULTURA

1. Diretoria do Sebrae-RR

2. Secretaria Nacional da Pesca

3. Universidade Virtual de RR

4. Secretária Adjunta do Gabinete Civil – RR

5. Associação dos Municípios de Roraima para agendamento das conferênciasde cultura e definição de procedimentos dos decretos

REUNIÕES DE APRESENTAÇÃO DO FÓRUM DE CULTURA

1. Junto ao Conselho Estadual de Cultura

2. Vice-prefeitura de Boa Vista

3. Comissão Parlamentar Pró Cultura e Educação em Roraima

4. Secretário de Educação, Cultura e Desportos – apresentação de lista-tríplice para o Conselho de Cultura

ENCONTROS TÉCNICO-POLÍTICO-CULTURAIS

1. CAPILÉ – COLETIVO FORA DO EIXO

2. Marcelo Manzatti – Ministério da Cultura

3. Prof. Stefano UFRGS – Economia da Cultura

4. Delson Cruz – Representação Regional Norte do Ministério da Cultura

5. Fred Maia – Ministério da Cultura

PONTOS A MELHORAR

· Atuação das comissões de comunicação, mobilização e pesquisa

o Proposta de reuniões – plenária geral e reuniões de comissões de forma alternada;

o Pensar novas comissões para aprofundar o debate e repensar a atuação das Comissões já existentes;

o Início das atividades em 2010 – 19/01/2010

· Proposta: utilizar as habilidades, conhecimentos e talentos dos membros do Fórum para potencializar ações de capacitação em 2010;

· Definir mecanismos mais eficientes de organização do Fórum

o Designar responsável(eis) pelo registro e organização de informações;

o Usar Caderno de Atas para registro de todas as deliberações do Fórum, organizar documentos expedidos e recebidos, definir endereço para receber correspondências e talvez até mesmo pensar num espaço para que os membros do fórum possam trabalhar eventualmente, com computador, impressora etc.

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