sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ata - 02/02/2010

Aos dois dias do mês de fevereiro de 2010, reuniu-se os membros do Fórum Permanente de Cultura de Roraima na Videoteca Francisco Aragão do Palácio da Cultura. Estiveram presentes: Flávia Bezerra, Elena Fioretti, Adriana Amorim, Ellen Carmaine, Marcelo Seixas, Afonso Rodrigues, Thiago Briglia, Monica Padilha, Vinicius Tocantins, Claudir Cruz, Jeferson Moraes, Hudson Romério e Carla Giselle.

Informes sobre a última reunião, questões de planejamento para o ano 2010, dúvidas, questões sobre prioridades e disponibilidade de tempo dos envolvidos com o planejamento. Helen levantou a questão sobre quais dos envolvidos na comissão do planejamento também viajariam para Brasília para a Conferência Nacional de Cultura. Elena Fioretti deu algumas sugestões e fez uma breve explanação sobre como deverão ser as atividades e metodologias aplicadas e local para os encontros com os delegados que representarão Roraima na Conferência Nacional. Flávia Bezerra sugeriu que fosse formada uma comissão e definido local e data de encontro na reunião de hoje do Fórum. A data que ficou definida foi sexta-feira (05) às 9h no Conselho Estadual de Cultura, entre a comissão que ficou definida da seguinte maneira: Flávia, Adriana, Monica, Hudson e Elena.

Mais informes, Hudson Romério, sobre as Conferências Setoriais, solicitando o curriculum dos delegados que irão representar Roraima em Brasília e sobre o contato com os representantes do estado do Pará . Thiago Bríglia falou sobre a proposta da Vera do grupo Afro, da caminhada pela cultura, em prol da reforma do Teatro Carlos Gomes, da Casa da Cultura e da Escola de Música, que o Fórum poderia se envolver e no ensejo exigir o cumprimento do Governo com a emissão de passagens aéreas para os delegados da Conferência Nacional de Cultura, caso ainda não tenha confirmação, e ressaltar a importância da criação de uma Secretaria de Cultura. O grupo discutiu o assunto, surgiram algumas datas, mas a principio ficou para o dia 02 de março. Foi sugerido também envolver nomes como Flávia, Hudson, Adriana, Vera, Marcelo Seixas, Chacon e Jonathas na comissão de mobilização, entre outros que estiverem dispostos a colaborar, o nome sugerido é “Cortejo pela Cultura”.

Ainda dentro de informes, Elena prestou algumas informações sobre a vacância no Conselho de Cultura e a reunião com a atual Secretária de Educação, Cultura e Desporto, onde ficou previamente definido que o Fórum poderia sugerir 05 nomes em qualquer área para ocupar a cadeira no CEC. Flavia pediu a palavra e disse ter dúvidas com relação a essa indicação, já que teria que passar pelo crivo do Governador e que isso não seria de forma democrática, Thiago também falou sobre a primeira lista tríplice, entregue ao então Secretário de Educação, Cultura e Desporto, que não deu importância para as indicações do Fórum. Elena Fioretti afirmou que a atual Secretária, Ilma Xaud, garantiu que o nome escolhido sairá da lista encaminhada pelo Fórum. Hudson, Ellen, Elena e Flávia debateram sobre a paridade do Conselho e sobre a adesão do Governo de Roraima o Sistema Nacional de Cultura. Houveram algumas discussões sobre a situação da SECD em relação a cultura e como funciona a divisão de recursos, especialmente considerando que há pouco investimento pra cultura. Jéferson Moraes falou sobre sua agenda de apresentações Sexta-feira, 5 de janeiro, Adega do Vinho (Dom Quixote), Shopping Boa Vista, 21h Show de Duende Trio, Serginho Barros e Jefferson Moraes. Quinta-feira, 11 de janeiro , Teatro do SESC Mecejana, 21h Show do Duende Trio, Serginho Barros e Jefferson Moraes. Thiago informou sobre a programação da Mostra DocTV, a ser realizada no Cine SESC, dia 09 (terça), com a mostra dos três documentários, produzidos no âmbito do programa do Ministério da Cultura. Às 19h será exibido o doc “Nenê Macaggi – Roraima entre linhas” (2005), às 20h será exibido “Nas Trilhas de Makunaima”(2007) e as 21h será exibido “Roraimeira – expressão amazônica”(2009). Claudir falou sobre o espetáculo Cruviana que estará de volta no SESC, a partir de 6 de março. Vinicius sobre a agenda do Grito Rock, sobre as novas bandas que estão surgindo no cenário cultural e todo o trabalho do Canoa Cultural. Sobre várias oficinas que acontecerão a partir do dia 09 e outros eventos na Praça Velia Coutinho, durante o carnaval. Pediu o apoio do Fórum para divulgação do evento e do pessoal do audiovisual para a mostra de vídeos. Adriana Amorim e Elena sugeriram a criação de uma agenda cultural e divulgação para todo o Fórum, sugestão aceita, e de responsabilidade de Monica Padilha. Jeferson Moraes pediu novamente a palavra e colocou para o grupo a possibilidade do Fórum indicar uma representante para uma cadeira na Assembléia Legislativa na próxima eleição. O grupo discutiu amplamente o assunto, sobre o Fórum ser um grupo aberto, e que não caberia indicar qualquer candidato, mas que estaria aberto para ouvir propostas de qualquer candidato ou partido político, especialmente em relação as suas plataformas de políticas para a cultura, sem que o Fórum tome partido enquanto entidade por candidato A, B ou C.

Thiago, Elena e Claudir falaram um pouco sobre o Fórum de Turismo, ocorrido nos dias 20 e 21 de Janeiro, no Tepequém, onde foi discutido mais sobre a importância da aproximação das ações conjuntas entre os segmentos da cultura e do turismo; Thiago falou de uma reunião com o Secretário de Planejamento, Haroldo Amoras, que recebeu o Relatório Final da II Conferência Estadual de Roraima e que ordenou que os gestores de turismo do Estado passassem a atuar em consonância com os gestores da cultura, especialmente na construção da Conferência Estadual de Turismo, a partir da bem sucedida experiência da cultura.

Como pauta para próxima reunião, antecipada para o dia 8/02 (segunda), às 18h30, no Palácio da Cultura, ficou definida a discussão sobre a possível indicação ou não, de nomes pelo Fórum de Cultura, além dos critérios de escolha, para a vaga disponível no Conselho Estadual de Cultura.

Sem nada mais a tratar, a reunião foi encerrada, a qual eu, Monica Regina Marques Padilha, lavrei esta ata que após lida e aprovada será assinada por mim e os demais presentes.

Adriana Amorim

Afonso Rodrigues

Carla Giselle

Claudir Cruz

Elena Fioretti

Ellen Carmaine

Hudson Romério

Flávia Bezerra

Jeferson Moraes

Marcelo Seixas

Monica Padilha

Thiago Briglia

Vinicius Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário