quinta-feira, 25 de março de 2010

Ata da Reunião de 23/03/2010

Esta não é exatamente uma Ata da Reunião de 23/03/2010, mas um relato do acontecido.

Por Adriana Amorim

A reunião desta terça iniciou com alguns relatos de pessoas que estiveram na II CNC em Brasília, além de terem sido levantados questionamentos em relação ao não compromisso do Governo do Estado em bancar as passagens de todos os delegados eleitos. Elena falou do Relatório Final que a Comissão dos Delegados preparou para entregar ao Comitê Executivo da Conferência Estadual de Cultura, ao Conselho de Cultura e ao Governo do Estado.

Como o FPC/RR foi essencial na realização das conferências municipais e estadual foi sugerido que o FPC também elabore um relatório abordando a luta e o engajamento deste movimento, que representa a sociedade civil, em prol da realização de todas as etapas das conferências, assim como a sua insatisfação pela falta de compromisso do Governo para ser entregue juntamente com o relatório da comissão de delegados.

Nesta reunião, propomos mudanças a esta rede de debate, a proposta é usarmos o grupo para debater assuntos relevantes à cultura. A sugestão do primeiro debate será sobre as 32 propostas aprovadas na II CNC, bem como um debate sobre quais devem ser os próximos passos do FPC/RR. Ellen se comprometeu a enviar um roteiro com o passo a passo para as pessoas que não sabem como acessar o grupo de discussão e Elena em iniciar os debates sobre os assuntos citados.

Colocamos como propostas para esta nova fase de desafios do FPC/RR a discussão sobre as formas de garantir a construção dos Planos Municipal e Estadual de Cultura; a constituição da Secretaria Estadual de Cultura; a garantia de pelo menos 1% do orçamento do Estado para a cultura; entre as ações internas a elaboração do Regimento Interno do FPC/RR; a realização de reuniões nos bairros, principalmente onde hajam concentração de grupos e associações culturais; a reestruturação das comissões de trabalho do FPC e a organização de pequenas ações como o responsável por chamar o grupo para os encontros, a presença de um ateiro para registro das reuniões (para não tirar a concentração de alguém que fique com essa função foi sugerido que as reuniões fossem gravadas, por isso quem tiver como gravar favor se manifestar e comprometer) e um responsável pelos documentos (elaboração, entrega, recebimento e arquivamento dos mesmos).

Elena falou sobre a Comissão que se reunirá a partir desta semana no CEC para propor o modelo da Secretaria Estadual de Cultura que queremos, o FPC/RR ainda não enviou documento informando quem são seus representantes (titular e suplente). Foi informado que o documento foi emitido pelo CEC por um representante do fórum, mas que este não chegou ao seu destino. Ficou decidido que os representantes serão indicados na terça-feira que vem. (Candidatos se pronunciem!)

Elena levou o livro Ata onde serão assinadas as adesões das pessoas interessadas em fazer parte do FPC/RR. A Vera ficou responsável em escrever o texto de abertura da Carta de Princípios e Elena em fazer o chamamento, via rede do fórum, para as pessoas interessadas em fazer esta adesão.


Na terça-feira que vem, dia 30/03/2010, nossas pautas serão:
1. Entrega do caderno de assinatura da Carta de Adesão do FPC/RR;
2. Entrega do Relatório do FPC/RR que será encaminhado ao Governo, ao CEC e ao Comitê Executivo da Conferência Estadual de Cultura;
3. Indicação dos representantes da Comissão de planejamento da SECULT/RR;
4. Início da elaboração do Regimento Interno do FPC/RR (quem puder levem modelos de Regimento);
Para as próximas reuniões devemos abordar a elaboração do Plano de Trabalho do FPC/RR.

Estavam presentes na reunião:
Marcelo Tito
Mestre Afonso
Vera Aparecida
Vanda Domingos (nova engajada do FPC/RR, representante de movimento indígena)
Marisa Bezerra
Ellen Carmen
Elena Fioretti
Adriana Amorim
Sem mais,
Adriana Amorim - FPC/RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário